A classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross, elaborada com base em imagens de radar nas décadas de 80 e 90, possibilitou ampliar a complexidade da geomorfologia do Brasil. Ross propôs a criação de uma terceira macro-unidade além dos planaltos e planícies, as depressões; além de ter estendido para quase trinta unidades de relevo.
-Planaltos: superfícies acima de 300 metros de altitude que sofrem...
- Archives for agosto 2013
Classificação de Aroldo de Azevedo
Aroldo baseou seu trabalho nas informações produzidas sobre o território até então e em trabalhos de campo onde partiu para a observação direta do relevo. Ele dividiu o Brasil em quatro planaltos e quatro planícies. Os planaltos são:
Planalto das GuianasPlanalto AtlânticoPlanalto CentralPlanalto Meridional
As planícies são:
Planície AmazônicaPlanície do PantanalPlanície CosteiraPlanície do...
Classificação de Aziz Ab'Saber
Planalto: corresponderia a superfície aplainada, onde o processo erosivo estaria predominando sobre o sedimentar.Planície: (ou terras baixas) se caracterizaria pelo inverso, ou seja, o processo sedimentar estaria se sobrepondo ao processo erosivo independentemente das cotas altimétricas.c) Quanto as mudanças ocorridas:Por essa divisão o relevo brasileiro passou a ser dividido em 10 unidades, sendo sete planaltos, que ocupam...